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‘’Entre beijos e amassos’’ intervenções de educação sexual para adolescentes: Uma revisão integrativa (E 556) | Josefa Denise Rodrigues da Silva | ENFERMAGEM |
‘’Entre beijos e amassos’’ intervenções de educação sexual para adolescentes: Uma revisão integrativa (E 556)
Resumo
A maneira como os adolescentes desenvolvem a sexualidade faz parte do crescimento
humano, de modo que o amor, as emoções, sentimentos e desejos necessitam ser inseridos
nas intervenções de saúde sexual e saúde reprodutiva. Do mesmo modo, as perspectivas de
sexualidade, que respeitam os direitos sexuais e reprodutivos, identificam a importância das
relações com equidade de gênero e precisam estar presentes nas ações de educação sexual
para adolescentes, de preferência antes que ocorra a primeira relação sexual. Destarte, esse
estudo possui como objetivo geral: Analisar através da literatura as intervenções de
educação sexual em adolescentes. O presente estudo trata-se de uma Revisão Integrativa da
Literatura (RIL), com abordagem qualitativa. O procedimento da coleta foi realizado de
janeiro a fevereiro através da busca dos artigos científicos por meio da Biblioteca Virtual
em Saúde (BVS), considerando materiais da Scientific Electronic Library Online (SciELO)
e das bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde
(LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Banco
de dados de Enfermagem (BDENF). Para realização das buscas foram utilizados os
seguintes Descritores em Ciência da Saúde (DeCS): “adolescência”, "educação sexual", e
“educação em saúde”. Entre os descritores para a busca dos artigos será aplicado o operador
booleano “AND”. Obteve-se como critérios de inclusão: Artigos publicados na base de
dados; Artigos publicados na íntegra; Artigos em língua portuguesa; Formato: Artigos
científicos (pesquisas qualitativas, quantitativas, quali/quantitativas, relatos de
experiências); Artigos publicados no período de 2018 a 2023. E, como critérios de exclusão:
Artigos de revisão; Artigos repetidos; Artigos que estiverem fora da temática em estudo
e/ou por não atenderem aos critérios de elegibilidade. Depois da seleção, foram incluídos 6
artigos, e após a extração das informações, elaborou-se 2 categorias para discussão. A
primeira categoria fala sobre as ferramentas e estratégias utilizadas para a educação sexual
de adolescentes e a segunda categoria aborda sobre os desafios e dificuldades para
implementação de práticas de educação sexual para adolescentes na adesão das mesmas.
Diante do exposto, pode-se perceber que a escola torna-se um local propício para a
implementação de atividades de promoção e prevenção da saúde, pois a participação desse
público nos serviços de saúde é baixa, então de certo modo implementar oficinas, palestras,
jogos ou dinâmicas para que fique de uma forma mais interativa na linguagem deles, os
ajude a compreender melhor as temáticas de educação em saúde sexual. Autor(s) Josefa Denise Rodrigues da Silva Orientador(s) Riani Joyce Neves Nóbrega Ano de Publicação 2023 Palavra Chave Adolescência. Educação sexual. Educação em saúde. Curso ENFERMAGEM Baixar tcc |
"Eu quero uma família": Uma análise sobre as práticas de adoção no município de Icó-CE (SS 26) | Josenisa Rodrigues de Amorim | SERVIÇO SOCIAL |
"Eu quero uma família": Uma análise sobre as práticas de adoção no município de Icó-CE (SS 26)
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso, mostra uma pesquisa bibliográfica com o
intuito de descobrir, as principais práticas de adoções realizadas no município de Icó-Ce, e
quais as motivações que levaram os adotantes a esse feito. Tendo como objetivo analisar as
práticas de adoções realizadas neste município. No decorrer da pesquisa, podemos perceber
três tipos de adoção realizadas, dentre elas: adoção á “brasileira”, adoção “pronta” e a adoção
“legal”. Sendo os pais adotivos os protagonistas desse estudo onde foi realizada 10 entrevistas
onde nove, forma feitas com mães adotivas e uma com um pai adotivo. É através desses dados
coletados durante o processo de pesquisa, que podemos apresentar uma análise a fim de
descobrir o por quê, da realização desses três tipos de adoção, e para se chegar a esses
resultados foi traçado o perfil socioeconômico desses adotantes e as principais motivações
que os levaram a essa escolha de cada tipo de adoção. As conclusões aqui obtidas iram
contribuir para incentivo de aprofundamento de estudos sobre essa temática, principalmente
para os profissionais do serviço social e todos aqueles que se interesse pelo o assunto. Autor(s) Josenisa Rodrigues de Amorim Orientador(s) Nayana Lima Santos Ano de Publicação 2012 Palavra Chave Adoção “pronta”. Adoção “legal”. Adoção a “brasileira”. Icó-Ce. Curso SERVIÇO SOCIAL |
"Família protetiva x família agressora" - O papel do centro de referência social, na prevenção da violência sexual doméstica contra crianças e adolescentes (SS 25) | Escolástica Aline de Jesus Vieira | SERVIÇO SOCIAL |
"Família protetiva x família agressora" - O papel do centro de referência social, na prevenção da violência sexual doméstica contra crianças e adolescentes (SS 25)
Resumo
Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar a realidade da violência sexual
doméstica, ou intrafamiliar contra crianças e adolescentes no distrito de Lima Campos – Icó
Ceará. Salienta-se que para tanto utilizou-se de referencial teórico acerca da temática
apresentada, visando fundamentar a pesquisa a que se propõe, vinculando assim a teoria e a
prática para fundamentar esta pesquisa. Foram aplicados questionários para coleta de
informações tanto com as famílias de crianças que sofreram e foram vítimas de abuso sexual
doméstico, como com os profissionais do Centro de referencia de Assistência Social – CRAS
III que acompanharam o desenvolvimento dos casos. Assim, a análise dos dados se orientou
para a percepção da garantia dos direitos da criança e do adolescente, e do papel exercido pela
referida instituição em sua característica protetiva. Assim, analisar se o trabalho de proteção
social básica que visa prevenção e proteção a fragilidade de vínculos familiares e a exposição
aos riscos sociais, e sua aplicabilidade na perspectiva da garantia de direito a este público que
se encontra em condição de pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Autor(s) Escolástica Aline de Jesus Vieira Orientador(s) Nayana Lima Santos Ano de Publicação 2012 Palavra Chave Criança e adolescente. Violência sexual doméstica. CRAS. Curso SERVIÇO SOCIAL |
"Gravidez na adolescência: Maternidade questionável?" - Uma análise acerca da gravidez precoce nos municípios de Icó e Jaguaribe-CE (SS 57) | Faeyla Carla de Lima | SERVIÇO SOCIAL |
"Gravidez na adolescência: Maternidade questionável?" - Uma análise acerca da gravidez precoce nos municípios de Icó e Jaguaribe-CE (SS 57)
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo tratar da gravidez na
adolescência, e mostrar por que a mesma é vista como uma expressão da questão social que
merece atenção necessária devido à complexidade dos fatores que a envolve, sendo que os
direitos deste público muitas vezes são ignorados, e não efetivados. Têm-se como pressuposto
que a gravidez precoce pode afetar negativamente a dinâmica de vida das adolescentes. Por
isso, esta pesquisa vem analisar as particularidades existentes das mães adolescentes, dando
um enfoque no estudo dos direitos desse público, pois sua realização é de suma importância
na sociedade contemporânea. Os resultados desta pesquisa apontam que as modificações
ocorridas na vida de uma adolescente grávida não se abrangem apenas às mudanças físicas,
mas também psicológicas e sociais, especialmente pela idade em que elas se encontram, pois
esta fase se resume a constante transformação na vida da adolescente e aliada a uma gravidez
não planejada essas mudanças se tornam ainda mais complicadas. Com isso o estudo
realizado foi do tipo exploratório, descritivo e bibliográfico, tendo abordagem quali-quantitativa, a qual se utilizou de um questionário semiestruturado aplicados ás adolescentes
grávidas. Portanto, este estudo vem contribuir para a efetivação e garantia de direto a este
publico que se encontra em condições de pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Autor(s) Faeyla Carla de Lima Orientador(s) Nayana Lima Santos Ano de Publicação 2013 Palavra Chave Adolescência. Gravidez. Questão Social. Curso SERVIÇO SOCIAL |
"Homi não chora": A atenção básica como (DES) construtora de paradigmas (E 103) | Ildernandes Vieira Alves | ENFERMAGEM |
"Homi não chora": A atenção básica como (DES) construtora de paradigmas (E 103)
Resumo
Historicamente o sexo masculino tem arraigado a seus valores, ideais androcêntricas que o
coloca em situação de força e poder, gerando uma imagem de invulnerabilidade que dispensa
cuidados a sua saúde. Fator esse que, juntamente a escassa intensificação de assistência a
esses indivíduos, culminaram em um quadro epidemiológico que os posiciona em situação de
fragilidade. Padecem mais por condições crônicas, quantitativamente morrem mais, além de
possuírem uma expectativa de vida inferior ao sexo oposto. Alicerçados nesse cenário, em
2009 o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do
Homem com o objetivo de servir como vetor intensificador de cuidados a essa população,
tendo como maior aliada a Atenção Básica. Mesmo com sua criação, a mesma vem sofrendo
algumas dificuldades em ser efetivada, principalmente na AB onde a resistência em aderir a
cuidados preventivos e promotores da saúde pelos homens é visível, exteriorizando assim a
necessidade de ações que venham corroborar com sua erupção, evitando sua morte precoce.
Frente a essa discussão objetivou-se compreender a efetivação da PNAISH no contexto atual
da APS, para isso foi realizado um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa
em uma ESF do município de Icó - Ceará. Participaram da pesquisa três grupos, sendo dois
compostos por homens que residem na área adscrita da unidade e outro formado por
profissionais de nível superior da instituição. A coleta de dados aconteceu no mês de abril de
2015 por meio da técnica de grupo focal e preenchimento do questionário sociodemográfico,
após parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa. Os dados quantificáveis foram
analisados com o auxílio da estatística descritiva, sendo dispostos em tabelas. As falas
coletadas foram examinadas por intermédio da análise de conteúdo sendo estruturadas em três
eixos temáticos: 1- Gênero e Saúde, que reúne informações acerca da afinidade do homem
com o setor saúde e sua analogia com a figura masculina. 2 - Percepções de usuários do sexo
masculino e profissionais a respeito da PNAISH, reproduz e contrasta a percepção dos
participantes do estudo a respeito da política de saúde do homem. 3 - A atenção básica como
(des)construtora de paradigmas na qual registra dados acerca da inserção do homem no
contexto da AB e sua consonância com a PNAISH. Cabe, pois concluir, que contrário à qual
se divulga os homens são sujeitos sedentos por cuidados, porém, devido diversas fraturas e
assincronias no setor saúde, é alargado o abismo entre ambos, culminando na resistência da
PNAISH em consolidar-se no contexto contemporâneo da Atenção Primária. Externando
dessa forma, a necessidade de reestruturar os serviços para que seja enxergado também como
um espaço masculino, fortalecendo o acolhimento e atentando para a continuidade da
assistência. A medida, que os próprios sujeitos devem enxergar-se como lócus de cuidado, os
profissionais reconhecerem sua corresponsabilidade e as instâncias federais, estaduais e
municipais darem o suporte necessário para solidificação da PNAISH, principalmente no
sentido de capacitar os trabalhadores do SUS, para que sejam colocadas em prática as
diretrizes impostas pela política. Autor(s) Ildernandes Vieira Alves Orientador(s) Kerma Márcia de Freitas Ano de Publicação 2015 Palavra Chave Saúde do Homem. Atenção Primária à Saúde. Gênero e Saúde. Curso ENFERMAGEM |
"Manda quem pode, obedece quem tem juízo”: a transgressão como pedagogia no processo de ensino-aprendizagem (CD-ROM PÓS 59) | Cecília Neves Ferreira Neta | PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU |
"Manda quem pode, obedece quem tem juízo”: a transgressão como pedagogia no processo de ensino-aprendizagem (CD-ROM PÓS 59)
Resumo
A educação é parte constituinte dos indivíduos e da sua relação com o mundo e com os outros,
pode atuar nos mais diversos cenários com variados objetivos. Essa compreensão pode produzir
diferentes caminhos no contexto da educação, no entanto, esse estudo tem como objetivo
apresentar e discutir duas principais compreensões, uma se dedica a entender como a pedagogia
da obediência se expressa e opera nas relações educativas e a outra na reflexão de caminhos
para um protagonismo ativo nesse cenário, entendendo a transgressão como ferramenta vital
para romper com essa racionalidade submissa. Para isso, foi realizada uma metodologia de
cunho narrativo, com a utilização de livros e artigos. A discussão se deu no diálogo entre autores
que pensam a educação e as estruturas sociais que a envolve, passeando por a compreensão de
uma pedagogia da obediência, os mecanismos que a potencializam, bem como os caminhos
para superá-la. Desse modo, foi possível perceber que a pedagogia da obediência se empenha
em manter os sujeitos alheios do seu próprio processo de aprendizagem, por meio de
ferramentas de controle e alienação, operando na dimensão racional e afetiva. Foi então
apontado nessa discussão modos de posicionamento que transgridem essa realidade e
inauguram novos caminhos. Conclui-se que esse modelo de educação que enrijece e reduz o
educando a um sujeito obediente não é o único caminho possível, há alternativas que
caracterizam o protagonismo e expandem a sua própria trajetória na educação. Autor(s) Cecília Neves Ferreira Neta Orientador(s) Maria Erilúcia Cruz de Macedo Ano de Publicação 2024 Palavra Chave Pedagogia da obediência. Transgressão. Educação protagonista. Curso PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU Baixar tcc |
"Não esquece que eu sou seu aprendiz": Uma análise sobre a violência doméstica contra crianças e adolescentes nos municípios de Icó e Orós-CE (SS 55) | Marilia Orania Nunes | SERVIÇO SOCIAL |
"Não esquece que eu sou seu aprendiz": Uma análise sobre a violência doméstica contra crianças e adolescentes nos municípios de Icó e Orós-CE (SS 55)
Resumo
Este estudo monográfico tem por objetivo analisar a realidade da negligência doméstica contra
crianças e adolescentes. A negligência é uma forma de maus tratos em que o responsável pela criança
e adolescente se mostra sempre incapaz de prestar os cuidados e a proteção necessária ao seu normal
desenvolvimento. A mesma compreende a falta de todo o tipo de cuidados necessários ao bem estar da
criança, tais como alimentação adequada, higiene, vestuário, cuidados médicos, afeto, atenção,
vigilância e educação. A pesquisa abordou a construção histórica da Política de Proteção Social para
crianças e adolescentes, como também a evolução do conceito de família e os tipos de violência,
finalizando com as causas e consequências da negligência doméstica. Portanto, utilizou-se de um
referencial teórico a respeito da temática abordada, vinculando a teoria e a prática para enriquecer esta
pesquisa. Para isso recorreu-se a pesquisa bibliográfica e de campo. A primeira foi realizada através de
consultas feitas em fontes diversas sendo as principais: livros, artigos, teses entre outras. A segunda foi
feita com 10 adolescentes sendo dos municípios de Icó e Orós – CE. O questionário foi à técnica
utilizada para coletar os dados dos adolescentes que sofreram violência doméstica, tornando-as vítimas
da mesma. Assim, com a análise dos dados, orienta-se para a busca da garantia dos direitos da criança
e do adolescente. Autor(s) Marilia Orania Nunes Orientador(s) Nayana Lima Santos. Ano de Publicação 2013 Palavra Chave Negligência doméstica. Crianças e adolescentes. Família. Curso SERVIÇO SOCIAL |
"Uma memória gravada do dia mais especial e desafiador da minha vida": Print da placenta como ferramenta de humanização no parto e nascimento (E 432) | Polliane Éllen Vieira Ferreira Angelim | ENFERMAGEM |
"Uma memória gravada do dia mais especial e desafiador da minha vida": Print da placenta como ferramenta de humanização no parto e nascimento (E 432)
Resumo
Se tem observado a assistência ao parto focalizada no bebê, sem tantas preocupações com a
mulher. Na atualidade pode-se observar o avanço alcançado pela assistência obstétrica no que
concerne aos cuidados especiais e humanos tomados no parto e nascimento, tanto para a mãe,
quanto para o filho, ou seja, centrando o cuidado humanizado em ambos. O estudo objetivouse a compreender a percepção de mulheres no pós-parto acerca do print placentário. Foi
produzido e embasado em uma metodologia exploratória e descritiva, com abordagem
qualitativa, do tipo estudo de campo. Participaram 10 mulheres que tiverem acesso a técnica do
print placentário durante o parto e/ou pós-parto, onde a construção da amostra se deu pelo
método de amostragem não probabilística por acessibilidade. Os critérios de inclusão foram:
mulheres que tiveram acesso prévio a técnica do print da placenta; mulheres que tinham acesso
à internet. Quanto aos critérios de exclusão, foram definidos em: mulheres que não tinham
acesso ao aplicativo de mensagens WhatsApp; mulheres que não atenderam ao procedimento
técnico-ético da pesquisa; mulheres que não tiveram disponibilidade de tempo para atender as
demandas da pesquisa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em formato remoto, com
a finalidade de atender aos objetivos propostos. A pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil
para apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
(UNILEÃO), que em 02 de setembro de 2021 emitiu parecer de aprovação sob o nº. 4.949.990.
Posteriormente, os dados foram sujeitos a análise de conteúdo de Minayo e apresentados na
forma de categorias temáticas, a saber: Conhecimentos e sentimentos de mulheres acerca do
print da placenta; Sentimentos e benefícios oriundos a partir da técnica do print da placenta;
Recordações afetivas sobre o print da placenta. A investigação permitiu a produção de reflexões
sobre a importância da técnica do print da placenta para as boas práticas de saúde em obstetrícia,
bem como, as suas relações com a humanização da assistência. Observou-se nas mulheres
entrevistadas a satisfação em receber o desenho da placenta, onde muitas expressaram
sentimento de gratidão, amor, carinho, afeto e diminuição de vivencias negativas, fincado
explícito os benefícios produzidos para a saúde da mulher, além de trazer importantes
considerações acerca da carência de produções na área estudada. Autor(s) Polliane Éllen Vieira Ferreira Angelim Orientador(s) David Ederson Moreira do Nascimento Ano de Publicação 2021 Palavra Chave Enfermagem. Humanização do parto. Saúde da mulher. Tecnologias de saúde. Curso ENFERMAGEM Baixar tcc |
"Uma tragédia anestesiada socialmente?": A problemática da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil (SS 374) | Sara De Oliveira Silva | SERVIÇO SOCIAL |
"Uma tragédia anestesiada socialmente?": A problemática da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil (SS 374)
Resumo
A temática em relação da exploração sexual de crianças e adolescentes, uma analise feita a
partir de dados bibliográficos, artigos, livros e sites que tratassem sobre o tema. A escolha do
tema se deu por ser grande a problemática que atinge nossas crianças e adolescentes, e esta se
tornando cada vez mais visível e tomando proporções assustadoras, vem passando
despercebido aos nossos olhos. Ao tratar desse tema, possibilitando que outras pessoas tomem
ciência, do quão grave é essa problemática, principalmente os próximos trabalhos, onde terá
como referencia mais um trabalho que aborda a temática exploração sexual. Nesse estudo
buscou-se analisar a problemática da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil,
teve como objetivos específicos. Identificar os tipos de exploração sexual de crianças e
adolescentes. Elucidar as políticas públicas frente a essa problemática. Relacionar a pobreza e
a desigualdade social como uma das causas para a exploração sexual de crianças e
adolescentes. O meu tipo de estudo é exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa do
tipo revisão bibliográfica. O local de estudo se deu por vários acervos literários, foram
utilizados, livros, artigos científicos, publicações de pesquisadores que abordavam o tema.
Teve como participantes, autores literários. A coleta de dados deu-se por meio de artigos e
livros. Analise e Organização dos dados se deu, por meio de artigos científicos que foram
submetidos a analise de MINAYO. Nesse estudo chegaram aos seguintes resultados: A
criança tratada como adulto; no inicio do século XII, não existia crianças, apenas pessoas em
corpos pequenos, onde desempenhavam o mesmo trabalho forçado dos adultos. Proteção
Social x Violência; que traz as proteções básicas que protegem todo e qualquer tipo de
violência seja física, psicológica ou moral que possa ferir ou denegrir a imagem das nossas
crianças e adolescentes. ECA x Violação de Direito; onde o ECA tem papel fundamental na
garantia de direito dos menores de dezoito anos, os protegendo de todas as formas de violação
dos seus direitos, que prejudiquem sua vida. Enfrentamento x Exploração Sexual; onde as
politicas públicas tem papel fundamental frente a exploração sexual dos nossos meninos e
meninas, leis que asseguram seus direitos, para que não perpassem por essa exploração. Neste
estudo percebeu-se que o Brasil tem um alto nível de exploração sexual de menores, sendo a
maior concentração no Nordeste. Para que se mude essa realidade, precisa-se de um trabalho
em conjunto com a sociedade, principalmente dos governantes, que o tema seja trabalhado
não só em palestras ou conferencias, que abordem dentro das escolas, para que todos tomem
consciência de como é grave a exploração sexual. Autor(s) Sara De Oliveira Silva Orientador(s) Maria Simone Araújo Figueiredo Ano de Publicação 2017 Palavra Chave Adolescente. Criança. Exploração sexual. Violência. Curso SERVIÇO SOCIAL |
“A revolta da vacina” no século XXI: resistência populacional de imunizantes contra COVID-19 (E 481) | Anna Alice Carvalho Nunes | ENFERMAGEM |
“A revolta da vacina” no século XXI: resistência populacional de imunizantes contra COVID-19 (E 481)
Resumo
A resistência a vacinação representa um dilema a saúde pública, uma vez que acarreta inúmeros
riscos aos indivíduos que a adotam e em contrapartida a sociedade ao qual estão inseridos, por se
tratar a imunização uma ação de saúde coletiva. No cenário pandêmico da COVID-19, essa
conduta negacionista apresenta proporções ainda mais preocupantes visto o declínio expressivo
nas taxas vacinais, resultando no fortalecimento de grupos que se opõem as diretrizes determinadas
pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesse contexto, esse estudo busca analisar a literatura
científica que trata da resistência populacional em relação aos imunizantes da COVID – 19. Tratase de um estudo bibliográfico do tipo Revisão Integrativa de Literatura (RIL), realizada entre os
meses de setembro a novembro de 2022. A busca textual fora realizada em bases de dados na
Biblioteca Virtual de Saúde (BVS); LILACS; MEDLINE; SciELO; BDENF - Enfermagem; BBO
– Odontologia; Coleciona SUS; dispondo-se dos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS):
Hesitação Vacinal; COVID-19; utilizando AND como operador booleano para busca avançada
cruzada entre os descritores. Na amostra inicial foram identificados 253 artigos, após aplicação
dos filtros, atingiu-se uma amostra de 251 estudos. Para avaliação dos estudos encontrados foram
aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando na seleção de 8 artigos. Através dos
resultados obtidos, percebeu-se que aspectos socioeconômicos, políticos, religiosos e sobretudo,
grau de (des)informação são mediadores significativos na resistência e hesitação vacinal, atingindo
patamares inéditos em razão do infodêmico de notícias falsas, visto que informações conspiratórias
e polêmicas provocam maior engajamento e audiência – moedas valiosas no ciberespaço.
Ademais, ainda que uma parcela da população expresse clamor pela vacina contra COVID-19 –
apoiado por sentimentos momentâneos como medo e incerteza – até o presente, este não se faz
suficiente para cessar o fenômeno da resistência vacinal. Salienta-se a importância do exercício de
profissionais no combate a mesma, visto que a sociedade estima considerar informações quando
advindas dos mesmos. Em síntese, a fim de reduzir a constante hesitação vacinal, faz-se
fundamental identificar indivíduos e grupos opositores, abordando-a onde ocorre. Autor(s) Anna Alice Carvalho Nunes Orientador(s) João Paulo Xavier Silva Ano de Publicação 2022 Palavra Chave Hesitação vacinal. COVID-19. Resistência a vacinação. Curso ENFERMAGEM Baixar tcc |